REDES DE TERRA

As Redes de Terra assumem um papel fundamental no funcionamento eficiente dos sistemas de proteção de pessoas e bens, razão pela qual deve ser objeto de um dimensionamento e execução com o máximo rigor. São a base de uma instalação elétrica, permitindo o escoamento de correntes indesejáveis ao sistema elétrico, provocadas por diferenças de potencial entre dois pontos, e garantem a segurança das pessoas, ao permitir tensões de passo e toque inferiores aos valores tolerados pelo corpo humano.

Devido à sua importância, cada sistema implica a intervenção do projetista eletrotécnico nos trabalhos de conceção do edifício e a intervenção do instalador no estado inicial da realização dos trabalhos de construção civil. O valor da resistência de terra deve satisfazer os requisitos estabelecidos pela lei em vigor. Contudo, a minimização do valor de resistência de terra não deve ser conseguida a todo o custo.

Elétrodo de Terra

Aplicação

Em terras de serviço e protecção, nas instalações de AT, MT e BT. De modo a garantir uma correcta ligação dos equipamentos à terra e uma eficaz protecção dos utilizadores.

Material

Núcleo em aço calibrado especial e revestimento em cobre electrolítico com 99,9% de pureza, com rosca.

Soluções

De 1.5 mts a 3.0 mts com revestimento de cobre eletrolítico de 50μm a 250μm

Chapas de Terra

Em instalações onde não seja possível efetuar a instalação de elétrodos em profundidade, poderá recorrer-se à instalação de chapas de terra enterradas na horizontal. Também estas chapas podem ser constituídas por aço galvanizado, aço inox, cobre ou aço cobreado.

Soluções

Chapas Lisas em Cobre ou Chapas Onduladas em Aço Cobreado

Grande parte da viabilidade do sistema de proteção contra descargas atmosféricas passa pela escolha correta dos condutores, uma vez que têm a função de escoar a corrente proveniente de uma descarga atmosférica pelo interior ou pelo exterior dos edifícios até à rede de terras.
Tal como os captores, também os acessórios estão sujeitos aos fatores ambientais e funcionais, tendo ainda de ser interligados com todos os outros componentes, tornando o sistema homogéneo. Tendo em conta as novas tendências da arquitetura moderna, também os fatores estéticos assumem extrema relevância.
As soldaduras aluminotérmicas são a solução indicada para obter ligações com qualidade superior em redes de terra. A CASA FELIX dispõe de soldaduras para realizar todo o tipo de ligações entre cobre, ferro, aço, bronze e latão.
Soluções para melhoramento do valor de resistência de terra.